quinta-feira, 21 de outubro de 2010

LEMBRANÇAS....



Quantos sentimentos temos imprimidos em nosso cérebro Quantas lembranças, quantos momentos, quantas aflições gravadas que ali ficaram e que hoje viram o empecilho para muitas coisas que queremos.

Lembranças de infância, de momentos que foram insuportáveis
Ou daquelas manhas perfeitas, que o mundo poderia acabar naquele instante. O relógio que gostaríamos que congelasse no tempo. Ou que passasse muito depressa para não registrar algumas situações.

Guardamos tantas coisas dentro de nós! Não sei como um ser humano consegue armazenar tanta coisa num cérebro. E como as vezes acontecimentos podem ser tão marcantes que nos deixam paralisados para diversas situações em nossa vida.

Deveríamos ter um botãozinho no cérebro que pudéssemos apertar e apagar aquelas lembranças tormentosas que nos perseguem a vida inteira.

E um botãozinho que pudesse injetar todas as boas lembranças fazendo o sangue correr mais depressa, os olhos brilharem, e o corpo ser envolvido com aquela endorfina misturada com adrenalina.

Existem certos momentos na vida, que a descrição mais real deles seria "um tapa na cara".
Aquele tapa que anestesia o rosto e que é como se fosse uma facada na alma. Um minuto apenas que nos arranca do chão, e nos faz completamente absortos da realidade.

Então vem aqueles momentos que seguem de incredulidade. Depois, vem os momentos em que a realidade cai como um manto. Essa realidade parece até a melhor roupa que já compramos. Vem com o numero certo, molda-se no corpo, não deixa nenhuma beiradinha de sonho, nem uma pontinha de duvida.

A principio vem o pânico Olhamos para diversos caminhos sem saber o qual tomar. Ficamos a analisar a situação vendo-a em diversos jeitos diferentes. Pensamos, repensamos. E o pior é a hora de dormir, quando deitamos a cabeça no travesseiro e os pensamentos vêem como uma cachoeira, sem interrupções. E viramos de um lado, e de outro, querendo pensar em outra coisa.

Nos sentimos no meio de um oceano, sem horizonte, sem terra a vista, dando braçadas na agua, tentando alcançar não sei o que.

Em qualquer situação da vida, podemos escolher em ser positivos ou negativos em relação a ela. E a melhor coisa, todos sabemos, e estarmos focados na parte positiva que muitas vezes é difícil de emergir.

Como é estressante lidar com as emoções. Temos respostas emocionais de raiva, solidão, desapontamento, pena, há tantos sentimentos que aparecem e que achamos tão dificeis de se lidar com eles.

Temos que tomar cuidado para que a situação não mude nada estrategicamente dentro de nós, pois sabemos que todas as situações difíceis nos ajudam a crescer como pessoas e nao podem nos destruir.

A nossa vida é cheia de desafios. Durante nossa vida inteira enfrentamos tantos e tantos pedacos e situacoes dificeis, e sabemos serem inevitaveis na parte da vida de cada um.

Os problemas sao sinais de que algumas mudancas precisam ser feitas. Temos que fazer o possivel para enxerga-los em sua neutralidade. E a principal coisa a fazer (a mais dificil para mim!) é controlar as emocoes e pegar com o “inner” o contexto da situacao.
Tentar seguir sendo guiados pelas nossas intuicoes e experiencias.

A parte mais dificil é reconheçer o problema. Não adianta querer enganar a nós mesmos e pintar de colorido o que nao é.

E embora marcas profundas fiquem, aprendi que tudo passa, embora a alma fique ainda meio entontecida, os sentidos ainda adormecidos.



Mary Fioratti

Um comentário:

  1. Minha querida Amelia,
    Muito me emocionou voce ter postado minhas palavras.
    Espero que de alguma forma ela a tenha ajudado.
    Sua fa,
    Mary

    ResponderExcluir